domingo, 13 de novembro de 2011

Kaiserslautern e a vida de estudante

Bom, nos últimos posts andei falando mal das coisas por aqui. Mas quem me conhece sabe que tenho um espírito crítico muito forte e que gosto de dar uma reclamada também, hehe. Então hoje decidi falar sobre sobre a cidade que estou morando e vida de estudante por aqui.

Kaiserslautern

Não vou aqui descrever com detalhes a cidade porque esse tipo de coisa se pode facilmente encontrar em http://www.kaiserslautern.de/ e http://en.wikipedia.org/wiki/Kaiserslautern. Só pedir para o Google traduzir pra português e vamos que vamos. Mas enfim, é uma cidade pequena, com poucas atrações, mas boa de se morar (é o que eu acho até o momento). Para quem curte natureza tem alguns lagos por perto e fica às portas de uma grande floresta, na qual é possível fazer trilhas a pé e de bike.
A vida social é preenchida principalmente pelas atividades da Universidade. Filmes, festas, coral, teatro...dá pra achar um pouquinho de tudo. 
Há também uma grande concentração de estadunidenses por aqui porque eles tem uma base militar nos arredores da cidade onde moram cerca de 50 mil estadunidenses. Por isso mesmo a cidade é apelidada de K-Town.

A vida de estudante

A verdade é que as condições para o estudante aqui na Alemanha são muito boas. No meu caso, por ter uma bolsa até que legal, melhor ainda =D. Mas as coisas são facilitadas para quem estuda aqui.

Aluguel

O aluguel, numa residência específica para estudantes, custa cerca de 200-230 Euros por mês, tudo incluído: água, luz, aquecimento, internet de 50MB. Eu divido o ap com mais uma pessoa. Tem moradias onde se divide o ap com mais 3, mas a maioria mora sozinho. Tudo mais ou menos o mesmo preço. O prédio onde eu moro tem salão de festa, de bilhar, uma academia improvisada, mesa de ping-pong, sala de tv, de estudos e as máquinas de lavar e secar roupas.

Transporte

Isso aqui é uma mamata. Estudante não paga nada para andar nos transportes públicos. E não é só na cidade, há uma área de abrangência na qual eu posso viajar de graça. Muito bão mesmo =D.
Além disso, a cidade oferece para todos os moradores, não só estudantes, bicicletas de graça. Você vai até o lugar, apresenta seus documentos, deixa um depósito como segurança e escolhe uma bike para você. Quando devolver a bike, eles te devolvem o dinheiro. Eu peguei uma dessas logo que cheguei aqui. Muito útil e a cidade é tão pequena que dá para ir de bike para todo lado. Em 10 minutos eu estou na estação de trem principal da cidade (que fica perto do centro).

Comida

Falei do restaurante universitário no último post. É, eles servem bastante batata, haha, mas pelo menos não é caro. O prato feito custa entre 2,15 e 2,40 Euros. É possível variar comendo no buffet de salada por 0,60  Euro / 100 g. No mercado a coisa também não é muito cara não. Leite custa cerca de 0,50 Euro o litro, pão de forma, 0,50 Euro também. A carne varia de 4 Euros a 16 Euros o quilo, dependendo do tipo da carne. A mais barata é sem dúvida o porco e a mais cara a carne de vaca. As frutas mais básicas também não são caras: Maçã cerca de 1,50 Euro o quilo, Banana, o mesmo preço. Tomate também. As porcarias são baratas também, hehehe, chocolate, bolacha, essas coisas. =P

Vida noturna

Aqui o lugar mais caro para se ir custa 6 Euros a entrada. Bem diferente dos R$ 25,00, R$ 30,00 no Brasil. 

Convivência

No outro post falei dos zé oreias que falam bobeira sobre os não-Europeus. É, eles existem sim, mas tem gente interessante e divertida aqui também. Um dos espanhóis que conheci é apaixonado pela língua portuguesa e vive me pedindo para falar algo em português pra ele. Conheci alguns turcos na universidade que também são gente fina, legais de trocar idéia. Os indianos são muito amigáveis também, mas eles tendem a ficar mais entre si. No meu programa de mestrado tem gente do México, Bangladesh, Irã, Moldova, Costa Rica e assim vai. Tenho uma boa relação com a maioria deles. Além deles, conheci vários outros estudantes nas aulas de alemão. Claro que não fiz amizade com todos, nem dá, mas acho que com 3 ou 4 dá para sair alguma coisa mais interessante. Dentre esse pessoal, achei pelo menos uns 4 que tocam algum instrumento e a gente tá tentando fazer algum som de vez em quando.

Era isso, pessoal. Como vocês podem ver, a coisa não tá ruim por aqui não, pelo contrário, tá indo tudo bem. Tá sendo uma experiência enriquecedora, com certeza =).

Abraços a todos,

Vinicius


8 comentários:

GABI disse...

Peludinho! Que bom que está bem! Sua felicidade é algo que sempre desejarei! Estou aqui na torcida para que consiga esvaziar todos os seus potinhos e, a partir daí, conseguir abastecê-los novamente com tudo de novo que quer chegar em sua vida. Sorte. Se cuida. Continue escrevendo sempre no blog, suas postagens são excelentes e eu adoro receber notícias. Espero que sua saúde esteja bem. Beijokas saudosas

manoe disse...

É isso ai meu filho, nem tudo são flores nem só espinhos. Aproveite sua estada na Europa,e se possível absorva só as flores, deixando os espinhos onde estão.

Abraços,
Manoel

GABI disse...

Perfeito Manoel, concordo contigo. Os espinhos devem ficar onde estão mesmo...

GABI disse...

Saudades

Lucas disse...

Bacana, vcarlos. Muito barato o teu aluguel.

Rafael Rosa disse...

Muito legal Vinicius! É outro nível essas facilidades para os estudantes, quem sabe um dia teremos isso aqui também, mas os estudantes também precisam aprender a merecer. Ah, gostei do "estadunidense". E fica a observação de que nossa língua é muito bonita, quando estive na Itália, havia uma italiana que me pediu várias vezes para cantar músicas em português... hahaha. Abraços e continue escrevendo.

GABI disse...

Querido, passei pra te desejar um excelente 2012, bastante força aí nos estudos. Desejo toda felicidade do mundo pra ti. Te adoro viu?
Saudades

Beijo

GABI

Angela Plath da Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.