sábado, 8 de setembro de 2012

Ao norte e além

Meu blog segue meu estilo: compartilho só quando acho que realmente vale a pena, haha. Por isso não teve nada no semestre passado. Segundo semestre na Alemanha foi basicamente "mais do mesmo". Estudos foram bem, passei em tudo. Também nenhuma novidade no que diz respeito ao país e minhas impressões de lá. No final das contas, a conclusão é que não me dei bem com o estilo do alemão. Claro que há exceções, mas no geral me parece um povo rude, grosso. E isso me incomoda muito, porque não vejo razão pra tal comportamento. Um pouco de gentileza sempre cai bem.

Enfim, após alguns percalços com relação ao visto, me mudei para Trondheim, Noruega. Aqui vai o link para terem uma ideia de quão ao norte estou: http://goo.gl/maps/N7D9e. (Tem horas que nem eu mesmo acredito).

Estou aqui há 5 semanas agora. A cidade é realmente muito bonita. Como podem ver no mapa, é de frente pro mar (não é mar aberto por causa do fiorde). Quem me conhece sabe que gosto de estar perto de água, então aqui é muito mais interessante pra mim do que Kaiserslautern.

Agora, o que a gente ouve falar da Noruega é verdade: é caro e frio. hahaha. 8 graus é verão aqui. E chove! E faz sol e chove e faz sol de novo, tudo num intervalo de 2 horas =)

Alguns preços só pra terem uma ideia: pão de forma: 9 reais. Litro de leite: 5 reais. Carne: não comprei e acho que nunca vou comprar, ahahaha. Tudo é muito, muito caro mesmo. Mas fome não passo não =)

Sobre as pessoas: o noruegues como todo europeu tem um senso de superioridade inerente. Acho que aqui é um pouco mais porque além de ser europa ocidental, eles tem todas as estatisticas a seu favor: é o país com maior IDH por anos. A economia vai bem, tanto que nem se juntaram a união europeia. Tudo isso basicamente graças ao petróleo que eles encontraram há alguns anos. Mas parece que não é só isso. Mesmo quando o país era muito pobre, a pobreza era distribuída meio que igualmente e agora eles tentam fazer o mesmo com a riqueza, o que contribui para o bem-estar da maioria. Mas mais importante (pra mim pelo menos): parece ser um povo mais amigável e gentil que o alemão =D.

Outra coisa interessante sobre o noruegues é que pra eles não tem tempo ruim. Eles saem de casa, fazem esporte, caminhada, o que for, em qualquer clima. E NADAM mesmo quando a agua tá gelada pra burro!! hahaha. Impressionante. Acho que fazem isso por que se forem esperar tempo bom e quente, nunca fariam nada.

Sobre os estudos: a universidade é muito boa e dei a sorte de pegar um projeto de mestrado bem interessante. Estou fazendo o projeto em parceria com uma empresa daqui, Nordic Semiconductor. Espero fazer bem pra quem sabe abrir umas portas por lá =).

Acho que era isso por enquanto. Vou ver se vai aparecer mais coisas pra contar ao longo do semestre =D

Abraços a todos,

Me desejem sorte.

Vinicius

p.s.: aqui vão algumas fotos que tirei nas primeiras semanas.












4 comentários:

manoe disse...

Oi Filho! Eu lhe desejo sorte, saúde muita, muita disposição para que você possa enfrentar todas as adversidades que aparecerem no caminho e muita alegria nas coisas boas. Espero que você possa conhecer uma “cabelo de fogo” e se dar muito bem.

Anônimo disse...

Do Roberto:

Parabéns Vinicius!
Aproveite bastante, espero que goste mais daí.

Aqui na barra o leite está 3 reais e o pão de forma está 6, então, considerando tudo, acho que vc saiu ganhando ;)

Abs!

Anônimo disse...

Legal as fotos Vinicius!

Mande mais notícias desta terra desconhecida e, muitas vezes, invejada por nós.

Prof. Leandro - INE/CTC/UFSC

http://falandodevidacf.blogspot.com.br/ disse...

Suas fotos são lindas parabéns !!!